Skip to main content

Qual a diferença entre Lentes de Contato Dentais e Facetas de Porcelana?

dedo segurando uma lente de contato dental fininha, diferenciar da faceta de porcelana

Hoje eu quero explicar pra vocês a diferença entre facetas de porcelana e lentes de contato dentais. Na verdade, eu poderia dizer que as lentes de contato dentais são uma evolução das facetas de porcelana.

Hoje, na odontologia, temos a tendência de ser minimamente invasivo. O que isso significa? Tentar invadir o quanto menos o dente, tentar desgastar o mínimo possível o dente saudável do paciente para fazer alguma transformação estética.

Então, baseado nessa tendência de ser o quanto mais conservador a gente puder, as facetas foram ficando cada vez mais fininhas, para que fosse necessário gastar menos a estrutura dental na reconstrução da anatomia e proporção da estética do sorriso.

Mas teoricamente não existe uma diferença tão fundamentada entre uma e outra. A maioria dos dentistas, assim como a maior parte da academia, cita que a lente de contato é diferente da faceta porque ela não faz nenhum desgaste dental pra fazer esse processo de transformação. Já com as facetas, o desgaste precisa ser realizado.

Nós já abordamos o tema desgaste dental algum tempo atrás, veja aqui.

E eu expliquei que é quase impossível eu fazer um caso de transformação de sorriso sem nenhum desgaste, então, teoricamente eu não faria lente de contato quase nunca!

Assim, na minha opinião, na realidade a lente de contato dental foi uma nomenclatura criada para ser mais interessante, mais atraente e hoje em dia ela está totalmente disseminada.

O paciente já vem ao consultório falando sobre lentes de contato (nem fala mais sobre a faceta), por conta disso, eu acabo usando muito essa terminologia aqui.

Mas ela nada mais é que as facetas de porcelana convencionais, que também evoluíram com o passar do tempo.

Outra “diferença” é que a lente é mais fininha, podendo chegar a ter 0,3mm de espessura. Porém, em casos em que o paciente precisa de mais volume, a peça acaba sendo mais grossa, para compensar a falta de volume e dar suporte labial.

Pra resumir, o que a gente poderia ver de diferente é que, teoricamente, a lente não desgasta ( mas a gente já sabe que desgasta), ela normalmente é mais fininha, mas em casos que a gente precisa ganhar mais volume ela acaba tendo maior espessura. São usadas geralmente com as mesmas técnicas e os mesmos tipos de porcelana.

Ou seja, praticamente não há diferença considerável. Basicamente foi utilizado uma nomenclatura mais interessante, mais bonita, mais atraente e é a que a gente usa hoje em dia.

O importante é que hoje a gente consegue uma estética perfeitamente agradável, quase imperceptível, quando fazemos um trabalho de transformação de sorriso, seja com faceta ou com lentes de contato dentais.

E você está esperando o que para transformar o seu sorriso? Faça uma avaliação conosco!

Entre em contato: (19) 3377 7932

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.