Skip to main content

Conheça os alinhadores, aparelhos discretos e de resultados surpreendentes

Olá pessoal. O assunto que vou tratar hoje é  alinhadores. Os aparelhos ortodônticos invisíveis. Nós já falamos sobre isso aqui no blog, mas eu ainda tenho recebido algumas dúvidas em relação a como funciona o tratamento.

Na Clínica Renata Avighi, em Piracicaba realizamos muitos tratamentos com os alinhadores ortodônticos e percebemos como surpreende os pacientes, que muitas vezes inicialmente nem sabem que eles existem.

O tratamento é tão simples, que parece ineficiente. Mas na verdade ele tem excelentes resultados. Então, como funciona esse processo? O que são os alinhadores? Também conhecido como aparelho invisível.

Na verdade os aparelhos são moldeiras de acetato. Moldeiras bem fininhas e transparentes, super confortáveis, que nós instalamos sobre os dentes. Elas ficam bem justinhas e invisíveis, não é notada pelas pessoas mais próximas.

O paciente usa durante o dia inteiro, para dormir, como um aparelho ortodôntico mesmo. Ele só tira para a alimentação e higienização dos dentes.

Isso já é um conforto, pois é possível comer normalmente, sair para festas, jantares, sem o aparelho. E mesmo com ele, é fácil passar totalmente despercebido.

Antes de instalar os alinhadores dentários, fazemos um projeto. O primeiro passo é a moldagem inicial (de como o dente está), depois digitalizamos esse modelo, que vai virar um modelo virtual.  Então começamos o projeto, que é feito por um software e um ortodontista especializado, que movimenta os dentes no modelo virtual, simulando as movimentações que esperamos para chegar ao dente alinhado.

Assim, geramos um modelo virtual final, ideal, como ficará o tratamento concluído, e também os modelos intermediários, com cada parte do processo de alinhamento.

Cada dente é girado conforme a necessidade, sincronizando movimentos superiores e inferiores e respeitando o máximo que cada grau pode ser angulado por vez, possibilitando uma transformação segura e eficiente.

E a partir disso serão geradas todas as moldeiras de acetato. Elas são prensadas sobre cada modelo intermediário e também sobre o final. Então é um processo que já vem todo pronto, o kit de moldeiras, responsáveis por todo o todo o tratamento.

Essa moldeira é então colocada nos dentes pelo dentista, após alguns ajustes iniciais. Conforme o uso ela vai empurrando o dente para a posição desejada.

O paciente retorna ao consultório a cada 15 dias para receber uma moldeira nova e fazer novos ajustes se necessários. E assim ele segue até o final do tratamento.

Essas moldeiras substituem a função dos brackets, que eram aquelas pecinhas utilizadas antigamente no aparelho. As pecinhas, fios e elásticos.

Porem os aparelhos invisíveis têm indicações limitadas, não é a solução para 100% dos casos ortodônticos.Uma das grandes indicações é com certeza o apinhamento da região inferior, que com o tempo vai acontecendo naturalmente.

Acaba sendo bem indicado para esse tratamento focado na região inferior porque o paciente não precisa montar o aparelho convencional, é fácil instalar somente o alinhador, que é trocado quinzenalmente e o dente inferior, por ter a raiz fina e delicada, responde muito bem ao tratamento.

Assim, em 3 ou 4 meses já é possível ter um resultado final excelente, e o paciente sai bem satisfeito.

Também é altamente recomendado para os pacientes mais velhos, que já não querem mais utilizar aparelhos. É uma alternativa legal, discreta, confortável e aceitável socialmente. A solução estética ideal.

O paciente consegue se comunicar normalmente. A fala pode parecer estranha nos primeiros dias, mas a adaptação é bem rápida e não atrapalha a fonação.

O tratamento é inclusive mais rápido do que o aparelho mais tradicional em casos menores, pois não há o atrito entre o fio e o elástico. O que é outra vantagem dos alinhadores.

Se vocês quiserem saber um pouco mais, eu posso mostrar como funciona na prática todo o planejamento e o passo a passo no computador.

E qualquer dúvida, entre em contato. Se você sabe que precisa corrigir os dentes, mas tem receio da estética do aparelho, os alinhadores podem ser a solução ideal para você.

Agende uma avaliação: (19) 3377 7932

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.