Diastemas são o assunto de hoje e vou explicar como podemos solucionar esse problema.
Diastemas são os espaços entre os dentes, geralmente por dois motivos básicos: dentes muito pequenos para uma arcada grande ou má oclusão e consequentemente mal posicionamento dos dentes. São muito mais comuns do que se imagina.
Às vezes as pessoas têm até um diastema exagerado, principalmente entre os dentes da frente, pois o dente pode ser muito pequeno e acaba sobrando espaço entre um dente e outro na região anterior.
Para muitas pessoas fica bonito e sensual. Muitas modelos exibem um pouco de diastema. Aliás, recentemente isso voltou a ser moda.
Quando a pessoa está feliz com esse espaço está tudo certo. Mas para alguns pacientes isso é um problema. Na verdade, a grande maioria dos pacientes tem isso como queixa. Eles querem fechar esse espaço.
Então, como podemos reverter isso? É muito simples e faz parte da nossa transformação de sorriso. Entra no nosso protocolo de reproporcionar a posição dos dentes e depois restaura-los. Normalmente usamos resina direta ou porcelanas puras.
Muitas vezes esses diastemas sobram quando o paciente termina a ortodontia. Os dentes sendo muito pequenos para o tamanho da arcada, mesmo sendo colocados na posição ideal, sobra um espaço.
A gente não consegue fechar esse espaço só com a ortodontia, porque temos um limite para a movimentação, porque precisamos respeitar a posição dos dentes posteriores e a chave de oclusão.
Então, quando o paciente vem da ortodontia com os dentes bem posicionados, mas ainda com espaço entre os dentes, nós precisamos usar a odontologia restauradora. Ela permite restaurar esses espaços e às vezes até reproporcionar os dentes, deixa-los mais compridos também por exemplo.
A odontologia restauradora vai oferecer algumas alternativas. Usamos geralmente as resinas diretas. Elas são praticas e rápidas, pois são realizadas em apenas uma sessão. Ficam super bonitas, e com um bom polimento podem durar até 5 anos.
Outra opção é usar porcelanas, conhecidas como facetas ou lentes de contato dentais. Esse é um processo um pouco mais definitivo do que a resinas, por ser mais resistente ao impacto e menos suscetível a pigmentação.
O objetivo é o mesmo: devolver a proporção correta do dente e fechar os espaços indesejados.
Uma outra possibilidade de formação dos diastemas é quando o paciente já passou pela ortodontia mas o dente voltou a abrir. Anos sem usar contenção e o dente pode voltar a ter espaçamento, muitas vezes menor.
Para esses casos, eu prefiro utilizar a ortodontia novamente. Não necessariamente voltar a usar o aparelho fixo, porque hoje nós temos muitas alternativas diferenciadas.
Os aparelhos invisíveis trazem resultados muitos bons, são discretos. Ideal para esse paciente adulto e tratamento de recidivas.
Então nós devolvemos o dente na posição ideal. Fechamos o espaço com a ortodontia e nesse caso não precisamos restaurar. Mas é necessário o uso de uma contenção adequada, para que esse dente não volte mais uma vez a apresentar diastemas.
Os diastemas são facilmente resolvidos. Tanto a ortodontia, quanto a odontologia restauradora podem resolvê-los.
Então, se você apresenta diastema, espaço entre os dentes, e isso te incomoda, fique tranquilo, porque podemos resolver facilmente.
É um processo rápido e eficiente. Procure um dentista especializado. Lembre-se que a Clínica Renata Avighi, em Piracicaba pode te ajudar nisso. Entre em contato conosco:
19 3377 7932
Eu tenho esse espaço entre meu dente.
É muito constrangedor. ..,😩