Skip to main content

Odontologia Preventiva

bebê escovando o dente - odontologia preventiva

Aqui no blog constantemente eu venho atualizar todos vocês sobre o que há de mais moderno na odontologia.

Mas hoje eu queria falar sobre algo muito básico que está ao alcance de todas as pessoas. A importância da odontologia preventiva!

Recentemente, a odontologia deu um salto em tecnologia, em possibilidades restauradoras, permitindo assim reabilitar perfeitamente dentes quebrados e perdidos.

Mas com certeza, nada é mais importante do que conservarmos o nosso dente em perfeito estado. Essa odontologia já está ao alcance do público mais jovem, que se beneficia do trabalho da odontologia preventiva há pelo menos 20 anos.

Assim, a tendência é que a odontologia restauradora seja usada apenas para corrigir acidentes ou traumas e também no caso do paciente ter nascido sem algum dente, uma agenesia, devolvendo o dente perdido ou ausente.

Mas em geral, para os pacientes que apresentam todos os dentes, que não sofreram nenhum trauma e não precisam de nenhuma restauração, o ideal que é a gente apenas use a odontologia de prevenção.

Por isso é muito importante que esse paciente venha ao consultório desde muito pequeno.

Quando o paciente vem desde criança, a gente ensina a escovar o dente corretamente. Nada melhor que um profissional para dar dicas de higienização e uso do fio dental. Se por acaso, ainda assim, ele tiver alguma cárie, já constatamos desde o início, não deixando evoluir para uma cárie maior.

A odontologia preventiva também cuida da oclusão. Avaliamos quadro de má oclusão, como um dente tortinho, a arcada mais estreita ou a mordida cruzada. Começamos a corrigir a partir dos 5 anos.

Então, podemos afirmar que odontologia preventiva é um conjunto de cuidados tomados desde a infância. Ela não cuida só da higiene, ela cuida do crescimento, da formação de um sorriso bonito e saudável desde pequenininho.

Portanto é cada vez mais importante que as pessoas tenham consciência da importância de consultar o seu dentista pelo menos uma vez ao ano, desde criança.

E pra quem já é adulto, mais importante ainda, porque podemos fazer uma boa limpeza para manter a gengiva saudável e avaliar as restaurações que já está um pouco antigas e eventualmente trocar as que já não estejam tão legais.

Isso evita intervenções maiores posteriormente. Pois qualquer processo preventivo sempre vai ser muito mais fácil, rápido e barato de ser realizado.

Visto isso, você já sabe. Visite o seu dentista! Isso é muito importante para a sua saúde. O recomendado é pelo menos uma vez ao ano.

Na minha opinião sempre vale a pena fazer um check up e cuidar do sorriso para que a gente possa ter dentes bonitos e saudáveis para sempre.

Tem alguma dúvida? Procure-nos. Marque uma avaliação, faça um check up de como está sua saúde bucal e o seu sorriso. 

Clínica Renata Avighi. Estamos em Piracicaba – SP! Telefone para contato:

19 3377 7932

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.