Skip to main content

Conheça os tratamentos para o sorriso gengival

antes e depois da aplicação de botoxA Clínica Renata Avighi, em Piracicaba, tem a satisfação de proporcionar o embelezamento do seu sorriso. Dessa vez, vamos explicar o que é o sorriso gengival e suas opções de tratamento.

Para compor um sorriso harmonioso e bonito é necessário o equilíbrio entre as proporções dos lábios, dentes e gengiva.

Normalmente chamamos de estética branca (dentes) e estética rosa (gengiva e lábios). É mais comum nos preocuparmos com alinhamento e formato dos dentes, mas na minha opinião as duas são igualmente importantes.

Eu costumo dizer que a gengiva é a moldura do quadro. Quando corrigimos os dentes o que passa a chamar atenção é a falta de proporção da estética rosa.

Outro grande problema é o excesso de gengiva ao sorrir. O natural é o lábio superior subir durante esse movimento. Porém, em algumas pessoas, a contração do músculo responsável pela elevação do lábio superior é muito exagerada, expondo assim muita gengiva, desequilibrando a harmonia das estéticas rosa e branca.

É possível observar muitos atores e pessoas conhecidas que antes exibiam essa exposição exagerada, mas hoje corrigiram o problema do sorriso gengival.

Mas como essa correção pode ser realizada? Pode ser bem fácil e apresentamos duas alternativas de tratamento.

A primeira é a plástica gengival, usada no caso do paciente ter os dentes muito curtos ou a gengiva desalinhada. Pode parecer que não, mas por baixo da gengiva pode ainda haver dente. Durante a plástica é removido o excesso gengival, permitindo a exposição do dente que está escondido. É um procedimento simples, feito no consultório com anestesia local.

A segunda é usada no caso que o músculo do lábio superior se contrai muito e o lábio sobe demais ao sorrir. Nesses casos, não adianta fazer a remoção do excesso de gengiva.

Quando há esse tipo de contração exagerada, realizamos o uso do botox.

A toxina botulínica faz com que o músculo relaxe e dá menos força para a contração muscular. O paciente pode sorrir normalmente, que o músculo não responde e portanto o lábio não sobe tanto, assim a gengiva aparece menos.

Para esse tipo de correção é possível fazer mock-up antes de aplicar o botox. É uma prova com anestesia local, para o paciente ver no espelho se é o resultado que ele espera. Uma duvida frequente é se esse bloqueio interfere no dia a dia de alimentação e higiene, mas não, o paciente nem nota o relaxamento, porque isolamos apenas o músculo responsável pelo sorriso.

Assim, é possível prever o resultado e solucionar o problema de sorriso gengival com segurança através de uma simples aplicação de botox.

Essa são as duas alternativas para contornar esse problema. O sorriso gengival é algo muito comum, algumas pessoas têm em maior ou menor grau. O tratamento é indicado principalmente para aquelas que ficam com vergonha ou se incomodam com a aparência ao sorrir, seja em público, fotos, vídeos.

Se você tiver qualquer dúvida a respeito do sorriso gengival ou qualquer outra questão odontológica, escreva para a gente.

Na Clínica Renata Avighi, nos preocupamos muito que além da saúde bucal, nossos pacientes tenham satisfação em exibir lindos sorrisos. Por isso não deixe que problemas como o sorriso gengival te impeçam de ser feliz.

 Agende uma avaliação:

(19) 3377 7932

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *