Skip to main content

Como é feito o clareamento interno?

 

dente antes e depois do clareamento interno

O Clareamento Interno é um dos artifícios de cosmética na odontologia mais utilizados, pelo menos aqui na Clínica Renata Avighi, em Piracicaba.

Mas em contrapartida é muito desconhecido do grande público. Por isso, escolhi falar sobre o clareamento dental interno.

Quando pensamos em desarmonia de sorriso, uma das coisas que mais chamam a atenção é um dente de cor diferente dos restantes.

Às vezes até a proporção, ou um dente mais torto que os demais pode passar despercebido. Mas um dente de coloração diferente dos outros acaba chamando muita atenção.

Isso acontece principalmente em fotografia. A grande queixa dos pacientes com esse problema é que nas fotos isso fica ainda mais evidente.

Dependendo do ambiente fotografado, esse dente vai ficar evidenciado, com um aspecto sombreado. É comum ficar inclusive mais do que ao vivo ou no espelho.

Por que isso acontece? Por que existe dentes com coloração diferente dos demais?

Quando a gente é criança é muito comum sofrermos quedas, os acidentes de bater o dente. Principalmente os maiores da frente, que nascem primeiro.

Imagine uma criança com 7 anos. Por ser muito novinha, ela está sempre caindo e batendo a boca. O que gera traumas que podem ocasionar o escurecimento dos dentes.

Há outros fatores que levam ao escurecimento dos dentes além dos traumas, como o tratamento de canal.

O dente escurecido, ou meio amarelado, às vezes em tom bem acinzentado ou marrom, gera um desconforto muito grande para o paciente.

Às vezes a pessoa tem um sorriso harmonioso, bonito, mas tem um dente escuro. O que a gente faz nesses casos?

Um procedimento estético chamado clareamento interno.

O clareamento dental é bem conhecido, o de consultório, a laser ou as pastas clareadoras. Um assunto que a gente já abordou bastante aqui no blog.

Então como é feito o clareamento interno?

Ele trata única e exclusivamente aquele dente mais escurecido. Nós usamos um gel clareador, que tem o mesmo princípio de um gel para o clareamento dental. Só que ele é inserido dentro do dente.

Para fazer o clareamento interno é recomendado que o paciente tenha o canal tratado. Às vezes o paciente teve um trauma, mas não tratou o canal. Então precisamos de um artifício diferente, ou tratar o canal desse dente.

Como aplicamos isso? Quando fazemos um tratamento de canal, nós abrimos um dente por trás e tratamos o canal do dente. Depois do tratamento fechamos esse acesso com uma resina. Para o clareamento interno essa resina é removida e então colocamos um gel na coroa do dente.

O paciente então retorna para as próximas consultas 3 ou 4 dias depois e vamos substituindo o gel, até atingir a cor do dente ao lado.  É possível ter resultado com uma ou duas sessões apenas, às vezes mais, vai depender de cada paciente, do quanto o dente está escurecido e da resposta de cada dente.

O paciente sempre pergunta: “Vai ficar igual”?

Sim, o clareamento é realizado até chegarmos na cor do dente ao lado. E aquele dente que chamava a atenção em 3 ou 4 sessões já está igual aos demais, perfeito.

É um procedimento bem simples, que com poucas sessões já gera resultado.

Outra dúvida é se o tratamento é definitivo ou pode voltar. Eu tenho muitos casos de clareamento interno na Clínica Renata Avighi, em Piracicaba, mas um índice muito baixo de recidivas.

Não dá para garantir para o paciente, porque não sabemos se o dente pode voltar a escurecer. Eu tive o caso de um paciente que 8 anos depois voltou a ter um recidiva pequena. Não chegou a ficar como antes, mas diferenciou dos demais.

Mas a grande maioria dos casos de mais 10 anos, o dente continua branquinho, assim como os outros.

Então é um artifício fácil, rápido e realmente eficiente para tratar esse tipo de problema.

Espero que tenha ficado claro. Qualquer dúvida entre em contato e marque uma avaliação! Transforme o seu sorriso!

19 3377 7932

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *