A Evolução da Odontologia Restauradora

sorriso - evolução da odontologia restauradora

O tema de hoje é a evolução da odontologia restauradora! Hoje em dia temos “n” possibilidades para reabilitar pacientes com dentes comprometidos.

A minha faixa etária dos pacientes na Clínica Renata Avighi, em Piracicaba, é de majoritariamente dos 45 até os 70 anos.

Esses pacientes fazem parte de uma geração que tiveram acesso a uma odontologia muito complicada. Há 30 anos não existiam todas as possibilidades que a gente tem hoje na odontologia.

Então, a grande queixa desses pacientes é que eles, quando eram jovens ou crianças, e sentiam dor, os pais levavam ao dentista particular (quando levavam ao dentista) para extrair o dente em questão. Não existia tratamento, doeu: extrai.

Muitos eram tratados pelo “dentista do grupo” (o temido dentista da escola…). Então, essa geração foi realmente mutilada! É uma geração que perdeu muitos dentes por conta da falta de possibilidades da odontologia que existia na época.

É muito comum a grande maioria dos meus pacientes nesta idade chegar ao consultório com essa queixa. Eles vêm se explicando: “…não é falta de cuidado Dra, antigamente era assim…”. Normalmente envergonhados de terem as ausências, de terem perdido os dentes, de não terem mais a dentição completa.

Mas isso é completamente compreensível, é o que eu falo pra todos eles: “Vocês são de uma geração que não foi agraciada com a odontologia que existe hoje”!

Hoje, as crianças não tem cárie como antigamente. Pacientes de 20 anos, hoje, geralmente não possuem uma cárie sequer. Não fizeram praticamente nenhuma intervenção, porque foram cuidados desde muito pequenos.

As pastas, hoje, são fluoretadas, a água é fluoretada, a odontologia preventiva é uma realidade, os pacientes virem sempre ao dentista para ensinarmos a escovação, o uso do fio dental, fazermos a aplicação de flúor no consultório.

Isso já é um avanço muito grande. Então, hoje conseguimos ter uma geração praticamente sem cárie. Tornou-se até
inadmissível uma criança ter cárie.

Já antigamente era bem diferente! Antigamente a gente tinha aquela odontologia que é : “Doeu, extrai!”. Para os mais velhos é muito comum não ter vários dentes. Mas graças a Deus, hoje, com a evolução da odontologia, conseguimos reabilitar esses pacientes.

O que é uma odontologia reabilitadora? É uma odontologia que devolve dente ao paciente que perdeu, ou o dente inteiro ou uma parte desse dente.

Na odontologia atual, existem muitas alternativas para conseguir reabilitar esses pacientes que, infelizmente, tem ausências dentárias ou tem dentes muito desgastados, ou já tem dentes com intervenções muito grandes, que vivem quebrando.

Então, o artigo de hoje é para explicar basicamente para esse paciente, principalmente dessa faixa etária, que isso é comum, que isso é normal e que vale a pena procurar um dentista para fazer implantes; para fazer uma reabilitação total com porcelanas; para trocar aquelas restaurações grandes e antigas e feias por facetas de porcelana, que são
muito mais bonitas e duradouras.

Eu quero devolver a esse paciente a possibilidade de mastigar mais uma vez; mastigar dos dois lados; de voltar a comer alimentos duros; de poder sorrir com tranquilidade; de sorrir sem medo de que está aparecendo alguma coisa ou outra que não está tão bonita.

Então, se esse é o seu caso. Saiba que vale a pena buscar a odontologia restauradora para melhorar tudo isso.

Eu quero animar você dizendo que hoje, graças a Deus, a odontologia realmente é muito eficiente e que sei o quanto ter dentes saudáveis é importante e é muito gratificante poder devolver o seu sorriso, tratando ele muito bem, como eu sei que não foi antigamente.

Nos procure, teremos satisfação em devolver o seu sorriso para você!

(19) 3377 7932

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *