Skip to main content

Tecnologia Digital na Odontologia

tecnologia digital na odontologia - planejamento de sorriso 3D

Hoje eu quero contar para vocês um pouco da influência da tecnologia digital na odontologia.

É incrível como a tecnologia deu um boom na odontologia moderna. Hoje temos muitas novas possibilidades usando a tecnologia digital.

É possível realizar grandes transformações do sorriso com um melhor prognostico, através de planejamento prévio mais detalhado. O design digital do sorriso, por exemplo, vem auxiliando a previsibilidade dos resultados finais, pois nos permite visualizar o sorriso de acordo a face do paciente.

Para isso associamos o uso de câmeras digitais, scanners, softwares, tomografias e radiografias digitais que possibilitam gerar um planejamento final em 3D.

A execução do trabalho propriamente dita também recebe auxilio da tecnologia, lançamos mão de cad-cans, fresadoras e impressoras 3D para produzir as porcelanas usadas na reabilitação, anteriormente executadas por mãos habilidosas dos nossos técnicos em porcelana.

 Então, como funciona isso?

Antigamente era tudo manual. Com o constante desenvolvimento e avanços da tecnologia digital na odontologia foi possível um planejamento mais assertivo.

Por exemplo, as câmeras fotográficas foram incorporadas à odontologia e hoje é praticamente impossível se trabalhar sem uma câmera digital de alta resolução. Eu mesma utilizo todos os dias aqui na Clínica Renata Avighi, em Piracicaba.

Mas, de um tempo pra cá, notamos que outras tecnologias, por exemplo as usadas  na engenharia para desenhar projetos digitais, o AutoCAD,  poderiam ser introduzidos para o planejamento de um sorriso.

Então, sincronizamos as fotografias digitais, as tomografias digitais e os desenhos 2D com os softwares desenvolvidos para esse tipo de planejamento e conseguimos projetar a posição final ideal  dos dentes.

Definida a estética, partimos para a estrutura. É um planejamento de trás pra frente mesmo. Se soubermos onde queremos chegar fica mais fácil visualizar o local ideal para  a instalação de possíveis implantes, da maxila e mandíbula durante as cirurgias ortognaticas (cirurgias hospitalares para projeção e retrusão de queixo e maxila, redefinindo posição óssea estrutural facial), e até mesmo definir todos os passos de um caso de ortodontia

Intervenções muitas vezes delicadas, cirurgias hospitalares, nas quais o especialista trabalha com o paciente sedado e com pouca referencia, pede um guia preciso na hora do procedimento, para garantir sucesso no final do tratamento.

Então, hoje há uma tendência muito forte de inserir cada vez mais a tecnologia, e consequentemente aumentarmos ainda mais a qualidade dos resultados.

Depois do planejamento vem a execução das peças, das porcelanas que serão coladas sobre os dentes e permitir a transformação. Usamos scanners para substituir moldagens e fresadoras para esculpir as peças. Apesar de tanta sofisticação, ainda faltam algumas coisas.

Na minha opinião, as facetas de porcelana feitas digitalmente não são tão bonitas  quanto as esculpidas verdadeiramente à mão.

Então, normalmente ainda uso as porcelanas feitas na técnica total ou parcialmente manual, para finalizar meu trabalho.

A tecnologia digital na odontologia cresceu muito e a tendência é utilizarmos ela ainda mais. Tenho certeza que em futuro muito próximo já será possível termos facetas ou lentes de contato sendo fresadas de forma completamente digital com resultados tão perfeitos quanto às esculpidas à mão.

Isso será muito positivo pois tornaríamos mais acessíveis as lentes de contato dentais, já que elas poderiam ser produzidas em uma escala maior, provavelmente com um menor custo.

É impressionante o que a tecnologia pode fazer hoje para os seu sorriso. Você já cuidou do seu? Para qualquer dúvida, entre em contato com a gente, teremos prazer em fazer lindos projetos para você sorrir alegremente.

19 3377 7932

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *