Hoje vamos falar sobre a plástica gengival.
Todos nós conhecemos pessoas com dentes bem pequenininhos, não é? Às vezes deixam um aspecto infantil.
O que muita gente não sabe é que em muitos casos, o dente é maior, mas a gengiva recobre parte dele. Então parece que o dente é pequeno, mais quadradinho, mas na verdade ele está escondido.
Outro quadro muito comum é quando os dentes são cada um de um tamanho. Em muitos casos, isso acontece porque a gengiva está desalinhada.
Às vezes a gente não nota, pois não é tão desalinhado assim. Porque não paramos para olhar uma fotografia ou medir para ver como o dente é de fato. Mas quando faço as fotos inicias e o planejamento digital, para qualquer projeto de sorriso, em muitos casos fica evidente que há um lado discrepante em relação ao outro.
Portanto, quando o paciente chega na minha clínica em Piracicaba, para transformar o sorriso, é muito comum eu precisar fazer algum alinhamento gengival; para corrigir desnível ou o excesso generalizado (todos os dentes pequeninos).
A plástica gengival é feita principalmente para resolver esses dois fatores.
Quando o paciente tem o dente pequenininho, eu faço uma medição pela fotografia e explico a ele através uma sondagem que ele tem um pouco mais de dente escondido. E que pode ter um sorriso mais amplo e bonito apenas removendo o excesso gengival.
Então é feito um procedimento no consultório, super tranquilo, com anestesia local. Removemos aquele excesso descobrindo o dente que estava escondido.
Assim, já na primeira consulta, ele sai com o dente mais amplo e legal. Uma cicatrização rápida, o paciente vai para casa super bem e volta depois de uma semana com o sorriso renovado e super bacana.
Geralmente é feita uma intervenção bem sutil, simples e localizada. Em muitos casos não é necessário nem dar ponto.
Outros que têm mais excesso de tecido, acabamos removendo um pouco de osso. Nesses casos é uma cirurgia um pouco mais delicada, mas nada que em uma semana não cicatrize, devolvendo um sorriso muito mais bonito e com o resultado atingido com sucesso. O resultado final acontece em dois meses.
O segundo fator é quando fazemos uma transformação maior em dentes, assim percebemos como é discrepante um lado do outro, um dente do outro, uma lateral é menor e a outra é a maior, ou os dois centrais não têm o mesmo tamanho… Isso é muito comum.
Essa segunda utilidade da plástica gengival é a que eu mais faço no consultório. A cada 10 casos de transformação de sorriso, oito geralmente precisam desse tipo de retoque.
O nosso sorriso tem uma soma de estética branca e estética rosa. Estética branca se refere aos dentes, já a rosa a gengiva e lábios.
Quando deixamos a estética branca bonita e alinhada, chamamos atenção para outro ponto desalinhado, normalmente a estética rosa. Então precisamos acertar ela também, preferencialmente antes mesmo de começar qualquer intervenção nos dentes.
Quando fazemos um bom planejamento já sabemos o quanto precisaremos intervir em dentes e gengiva. Às vezes o paciente nem nota esse aspecto antes de tratar os dentes.
Um bom profissional deve avaliar e explicar para ele todos os passos necessários para o resultado perfeito. Naturalmente, se não corrigido, isso vai chamar a atenção depois de uma transformação de sorriso.
Não adianta olhar apenas para os dentes, isso era feito no passado. Hoje em dia é preciso alinhar dentes, gengiva, lábios e face. Então, a plástica gengival acaba sendo praticamente imprescindível para atingir uma estética de sorriso perfeita.
Assim a gengiva estará completamente alinhada.
Espero que tenha esclarecido essa questão, qualquer dúvida entre em contato e marque uma avaliação. Permita-se ter um sorriso incrível!
19 3377 7932