Skip to main content

Tratamento da DTM com alternativas eficazes

botox tratamento da dtm apertamento

Atualmente há várias alternativas para o tratamento da DTM que são desconhecidos por muitos que sofrem com ela. Como exemplo temos a placa de mordida e até o botox . O diagnóstico é fundamental para a escolha de um método eficaz.

É significativo o aumento de pessoas afetadas pela DTM. Algumas inclusive, apresentam os sintomas, mas ainda não imaginam a causa. Afinal o que é a DTM?

DTM é a sigla para a disfunção temporomandibular, disfunção que afeta o funcionamento ideal da articulação (ATM-Articulação Temporomandibular) e do conjunto de músculos ligados aos movimentos da boca.

Alguns sintomas muito frequentes:

– Dor no rosto

– Dor de cabeça

– Dor na cervical

– Estalo ao abrir a boca

– Estalo no ouvido

– Zumbido no ouvido

– Mandíbula sair do lugar

– Dificuldade na mastigação

– Hipertrofia do masseter

– Dor na mastigação

– Bruxismo (ranger dos dentes)

Todos os dias, aqui na Clínica em Piracicaba , algum paciente se queixa de alguns desses sintomas . E é comum as pessoas não saberem as causas e as melhores alternativas para o tratamento da DTM.

O maior fator para o crescimento dessas disfunções é o estresse. Preocupação, ansiedade, nervosismo, tudo isso vai contribuir para que a pessoa manifeste fisicamente essas tensões causadas pela vida contemporânea.

Em momentos de crise e dificuldades como vem passando grande parte dos brasileiros, é natural que cada indivíduo reaja de forma diferente. Algumas pessoas tem compulsões alimentares, outras roem unha, alguns desenvolvem enfermidades mais graves como derrame, infarto. E há aqueles que sofrem com a DTM.

O apertar ou ranger dos dentes é muito frequente para aqueles que se sentem tensos. Isso acontece  pela contração exagerada e involuntária dos músculos masseter e temporal, comprimindo os dentes inferiores contra os superiores, podendo gerar desgastes dentais, hipertrofia e aumento de volume além de muita dor nos músculos responsáveis pela contração.

A DTM vai desde alguns desses sintomas esporádicos, até casos mais graves nos quais o paciente faz uso diário de analgésicos e relaxantes musculares; e pode sofrer de disfunção do sono, afetando profundamente sua qualidade de vida.

Alternativas para o tratamento de DTM:

A primeira coisa a se fazer é um bom diagnóstico clínico e ajuda de exames radiograficos. A partir disso, podemos direcionar um tratamento eficaz.

A opção mais conhecida para o tratamento da DTM é a placa de mordida. Feita de um material acrílico liso, personalizada geralmente para a arcada superior do paciente. Sua função é aliviar o impacto ente os dentes e protegê-los dos possíveis desgastes. Além disso, a placa de mordida deixa a ATM em uma posição mais confortável e alivia os sintomas. É importante que ela seja mantida lisa, para que não permita que os dentes travem novamente.

Outra opção é associar a placa de mordida à aplicação do botox nos músculos responsáveis pelo apertamento. A toxina botulínica relaxa a musculatura e diminui seu poder de contração, gerando alivio dos sintomas e conforto para o paciente. O tratamento é indicado semestralmente, principalmente para aqueles que tomam relaxante muscular com frequência. O próprio paciente relata a necessidade de voltar quando o efeito do botox passa.

Para quadros mais avançados de DTM, onde há o comprometimento de estrutura da articulação, como o rompimento do disco e o esvaziamento do líquido, são indicados tratamentos mais complexos.

O importante para o tratamento da DTM é oferecer alternativas que não sejam só medicamentosas. O diagnóstico é necessário para escolha do método mais eficaz para o cada caso e até a combinação deles se for necessária.

Aqui na Clínica Renata Avighi, em Piracicaba, buscamos soluções acessíveis e interessantes para melhorar o dia a dia de quem sofre de DTM. Se você sofre com esta disfunção, ou percebeu que tem alguns destes sintomas é muito importante fazer uma avaliação clínica. A dor de cabeça, por exemplo, é um sintoma muito comum, que muita gente não faz ideia que pode ser causada pela DTM. É necessário diferenciar estes casos com a cefaleia e outros motivos.

Para tirar qualquer dúvida e fazer uma avaliação de tratamento da DTM , entre em contato conosco:

(19) 3377-7932

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *