Skip to main content

Inovação na Odontologia Digital

Hoje eu queria expor para vocês sobre inovação na odontologia. Vou contar algumas novidades em termos de design e tecnologia digital.

E assim explicar como ela pode influenciar em otimizar o nosso tempo de tratamento quando se trata de transformação de sorriso.

A gente já vem há um tempo investindo bastante em inovação na odontologia e o suporte tecnológico para fazer essas intervenções, principalmente quando voltados para transformação de sorriso através das lentes de contato dentais.

Casos que precisam de uma ajuda do laboratório para finalizá-los. Não são casos que a gente faz 100% dentro de um consultório, precisamos da associação com um técnico e um laboratório.

E toda vez que a gente terceiriza alguma parte do nosso trabalho, aumentamos o tempo de tratamento pois dependemos também do tempo desses profissionais para realizarem seu trabalho e confeccionar as lentes de contato que serão cimentadas nos dentes dos pacientes.

Mesmo assim, sempre tento otimizar o tempo, queremos é claro, que o paciente venha até a Clínica Renata Avighi e saia com o sorriso perfeito o mais rápido possível.

Uma das coisas que tem ajudado muito para acelerarmos o processo é a interferência do design digital. Eu já venho usando esse recurso há um tempo, mas há mais ou menos um ano as coisas começaram a evoluir bem mais rapidamente, principalmente os programas de design, trazendo muita inovação na odontologia.

Eu particularmente uso o DSD, que está muito mais rápido, o que permite com que hoje a gente consiga projetar um sorriso para o paciente mesmo ele estando longe.

Eu já falei um pouco aqui também sobre isso, eu atendo bastante paciente de fora de Piracicaba e inclusive fora do Brasil. Uma das coisas importantes pra esse tipo de paciente é que eles possam fazer o tratamento com rapidez.

É difícil muitas vezes desprendemos tanto tempo da vida para um tratamento dentário, estando fora de casa principalmente. O design digital permite começar o processo antes mesmo de o paciente fazer a sua primeira consulta presencial aqui no consultório. Como isso funciona?

Eu gosto sempre de ter uma primeira consulta com o paciente para que eu possa entender a expectativa dele. Isso é muito importante, o paciente me explica o que ele quer, qual a expectativa desse tratamento. Esse primeiro contato pode ser feito por Skype ou pelo FaceTime.

A partir daí ele vai a um centro radiológico para uma documentação básica digital. É como se ele fosse fazer um exame radiológico. Um protocolo de fotos digitais, que eu preciso e peço sempre para o projeto inicial (um pacotinho de fotos digitais com alguns ângulos importantes pra eu conseguir ver o paciente daqui) e também um arquivo em STL, um arquivo digital que é a moldagem da boca do paciente. Essa moldagem é digitalizada, ou ela é feita diretamente por um scanner de boca.

Hoje em dia a gente já tem muitos centros de documentação digital no mundo. Então, eu associo a expectativa do paciente, já conversada anteriormente, com as fotos dele, que me permitem projetar sua transformação de sorriso.

Associo com a informação de como é a boca dele atualmente, qual o quadro clínico dele a partir desse arquivo em STL. Então eu somo essas três informações, e nesse aplicativo eu consigo fazer um projeto inicial.

Assim, quando o paciente chega até o meu consultório eu já tenho meio caminho andado. Eu já fiz parte do projeto e eu já sei onde nós queremos chegar.

A partir disso a gente faz o mockup, já falamos muitas vezes sobre isso, que é colocar na boca do paciente o projeto inicial pra ele olhar no espelho e ver se eu consegui corresponder às expectativas dele nesse caso.

Logo, nós dois juntos fazemos alguns ajustes necessários nesse projeto: um pouquinho maior, um pouquinho menor, alguma correção de volume. Conversamos sempre juntos.

A partir daí eu só tenho que preparar, moldar, confeccionar essas lentes e cimentar. Parece que é muito, mas a parte que me demanda mais tempo é a parte de projeto.

Quando o paciente chega até o consultório e esse projeto já ta pronto, eu consigo otimizar muito tempo. Então eu tenho usado bastante esse tipo de processo digital para iniciar o nosso tratamento, e assim, eu consigo, por exemplo, fazer um tratamento que demoraria um mês em dez dias ou uma semana, depende da extensão do caso.

É uma experiência de sucesso, representa muito bem a inovação na odontologia. É algo que eu inseri no consultório não faz muito tempo, mas que eu tenho dado muita importância porque eu percebo que esse é o futuro da odontologia.

Em épocas em que ninguém tem muito tempo para nada, conseguir diminuir o tempo pela metade, é sempre um fator importante.

Vamos conversar muito ainda sobre isso, eu vou mostrando novos casos para vocês, que eu acho que é uma coisa muito legal. Esse é um assunto muito importante para compartilhar. Espero que tenham gostado da novidade. Eu fico muito feliz em compartilhar as inovações na odontologia. Se você quiser marcar conosco, entre em contato:

19 3377 7932

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *