Skip to main content

Indicação de Alinhadores Dentais

 

Olá pessoal! Hoje eu vou tirar mais uma dúvida frequente na Clínica Renata Avighi, em Piracicaba e explicar para vocês quais são as principais indicações dos alinhadores ou aparelhos invisíveis.

Os alinhadores foram criados para os pacientes adultos, para substituir os aparelhos fixos convencionais em pacientes que hoje não tem nem mais paciência nem vontade de usar um aparelho fixo.

O aparelho fixo é muito desconfortável em alguns momentos, como por exemplo na alimentação e esteticamente ele não é tão agradável para pacientes adultos. Então para isso foi criado o alinhador que é uma moldeira transparente, discreta, confortável e que pode ser removida. Quais os casos que indico essa troca?

Nem sempre nós conseguimos substituir o aparelho fixo convencional. A minha maior indicação, além do uso por pacientes adultos, é para corrigir pequenos detalhes. É o caso de pacientes que já usaram aparelho e que depois de algum tempo algum dente entortou um pouquinho de novo, incomodando o cliente ao sorrir em fotos e tudo mais.

Muitas vezes, nesses casos menores, o alinhador tem efeito até mais rápido que o aparelho convencional. Isso porque ele não precisa daquele tempo inicial, que os aparelhos tradicionais tem, com uso de fios mais fraquinhos. Os alinhadores fazem isso com o próprio movimento das moldeiras.

Vou ilustrar com um caso para vocês entenderem ainda melhor. Uma paciente, já adulta, tinha os dentes um pouco tortos na região inferior e se incomodava com a estética desses dentes. Fizemos uma leve correção, também, nos superiores para melhorar o encaixe entre os dentes. Por meio de recurso digital podemos acompanhar essa transformação do sorriso, intercalando os dentes corretamente com o uso dos alinhadores.

Os dentes inferiores são dentes que sofrem muito movimento ao longo da vida. É bastante comum em pacientes adultos perceberem essa movimentação, inclusive em pacientes que nunca usaram aparelho. Essa região sofre uma reformulação óssea com o passar dos anos e os dentes inferiores frontais são dentes com raízes mais lisas que tendem a girar mais facilmente, por isso acabam ficando tortinhos.

Então nestes casos montamos alinhadores, obtendo um resultado mais rápido, mais bonito esteticamente e mais confortável para o paciente. Uma segunda indicação que eu faço é para casos também de pacientes adultos, mas que
tem uma quantidade maior de correções. Qual a desvantagem do uso de alinhadores nessas situações?

Por ser um tratamento maior, o preço acaba ficando um pouco mais elevado porque se precisa de um maior número de moldeiras — que são calculadas pela quantidade de movimentos necessários para a correção — e nem sempre se ganha em tempo em relação ao aparelho convencional, ficando quase o mesmo período.

Veja só este caso. Um paciente adulto, com a necessidade de um maior número de correções, dentes bem tortinhos e nunca tinha feito uso de aparelho. O resultado também fica perfeito com os alinhadores! Mas requer um pouco mais de tempo, assim como o do aparelho convencional, e um uso maior de moldeiras.

Eu sempre apresento as duas opções para o paciente, principalmente para os que prezam pela estética e não se sentem confortáveis com o fixo convencional. Sempre esclareço a questão dos gastos nestes casos mais complicados que os alinhadores acabam saindo mais caros, embora garantam essa questão estética, e quanto ao tempo.

Então, os alinhadores são ideais para pacientes adultos com movimentos menores e também são indicados para adultos com correções maiores. Cabe ao paciente decidir qual investimento que ele pode e gostaria de fazer garantindo o que preza durante o tratamento.

É isso. Espero que vocês tenham compreendido, se ficou alguma dúvida, entre em contato
com a Clínica Renata Avighi. Até a próxima!

19 3377 7932

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *