Skip to main content

Como funciona o Clareamento Dental?

como funciona o clareamento dental - antes e depois do tratamento. um sorriso amarelado e outro brilhante

 

O processo de clareamento dental é um dos tratamentos estéticos mais antigos e procurados na clinica. Mesmo sendo um procedimento odontológico bem simples, muitas pessoas ainda tem receio e muitas dúvidas de como funciona o tratamento.

Aqui na Clínica Renata Avighi em Piracicaba, percebemos que a maioria das questões dos pacientes está relacionada às metodologias antigas, principalmente quando o assunto é dor, sensibilidade e restrição alimentar. Hoje, a técnica é muito mais moderna e por isso pretendo aqui, eliminar algumas dessas preocupações.

Primeiro, é importante dizer como funciona o clareamento dental. Basicamente, ele é feito através da aplicação de um gel clareador sobre a superfície dos dentes. Há duas formas de tratamento mais amplamente utilizadas. A primeira é o conhecido método caseiro, na qual o paciente faz a aplicação do gel na sua casa, e a segunda é o clareamento a laser, realizado no consultório e com o auxilio de uma luz de LED.

Como funciona o clareamento dental caseiro?

Antes de iniciar o tratamento, fazemos uma avaliação do caso e decidimos a concentração ideal do gel. Um par de moldeiras de silicone personalizadas é confeccionada e o paciente é orientado a realizar o tratamento durante um tempo médio de 40 dias, ele mesmo fará a aplicação do gel sobre os dentes. Geralmente durante a noite, onde não haverá ingestão de alimentos nem necessidade de falar por algumas horas. As moldeiras podem ser usadas para retocar o tratamento nos próximos anos.

Como funciona o clareamento dental a laser?

A outra possibilidade de tratamento, realizada dentro do consultório é o tratamento a laser. É comum as pessoas pensarem, que por tratar-se de laser, o resultado seja mais eficaz, ou mesmo que não utilize gel. Na realidade, usamos o mesmo gel em concentração maior em duas ou três sessões de 40 minutos. Hoje é comprovado que os resultados do tratamento a laser não são tão eficientes, principalmente pelo tempo de contato do gel com o dente ser infinitamente mais reduzido do que no método caseiro e também porque já se sabe que a luz de laser (na verdade LED) não potencializa o efeito do gel clareador.  Por isso, ainda indicamos mais o tratamento caseiro, mas claro que os dois métodos tem sua validade. Tudo depende da aceitação do paciente para cada técnica.

O clareamento dental causa sensibilidade?

Por tratar-se de um ácido, o gel pode sim trazer mais sensibilidade aos dentes durante o período de aplicação, mas nada que não possa ser controlado. Há pessoas com mais sensibilidade para dor do que outras, por isso nós dosamos a concentração ideal para cada um.

Vale lembrar que o clareamento nunca deve gerar incômodo para o paciente. Por isso, aqui na clínica tomamos medidas para não ter reclamações durante o período de tratamento. Dependendo do caso, aconselhamos a utilização de pasta de sensibilidade. Há ainda outras opções, como realizar a aplicação intercalando os dias. E para aqueles que eventualmente venham a sentir dor, o uso de analgésico pode também regular isso.

Posso ingerir alimentos escuros durante o clareamento dental?

Outra dúvida é sobre a ingestão de alimentos durante o período de clareamento. Muita gente me pergunta e já até deixou de fazer o tratamento porque normalmente é aconselhado não ingerir alimentos escuros como café, vinho tinto, molho de tomate, refrigerante, chocolate. Seria muito difícil fazer uma quaresma de tantos alimentos juntos, não é mesmo?!

Na clínica nós não aplicamos essas restrições, não só porque sabemos que nem todo mundo consegue ter essa disciplina, mas também porque acreditamos que o próprio gel que é aplicado durante a noite já se encarrega de remover qualquer pigmentação oriunda dos alimentos ingeridos nessa fase. E como a aplicação está sendo constante, não há diferença significativa com essa privação.

Ao final do tratamento, sim, orientamos para o paciente ficar de dois a três dias sem ingerir esses alimentos específicos. Nesse período a própria saliva remineraliza os dentes e o aspecto do branqueamento ser consolidado com sucesso.

O clareamento dental desgasta os dentes?

Para finalizar, é importante desmistificar outra crença em relação ao clareamento dental. Muita gente acha que o tratamento irá desgastar o dente, sendo prejudicial à sua estrutura. O que não é verdade. Nós jamais ofereceríamos um tratamento estético que possa comprometer a saúde.

Então, como funciona o clareamento dental na questão química? No decorrer dos anos, a ingestão de alimentos escuros, substâncias corantes e também o próprio envelhecimento dos dentes pode deixa-los mais amarelados ou escuros. Isso é ainda mais evidente em fumantes. O que o gel faz é quebrar essas moléculas grandes em menores, voltando o sorriso para o seu aspecto natural, sem perda alguma de estrutura.

clareamento dental é um método eficaz e seguro. É sem dúvida uma das formas mais fáceis para deixar o sorriso bonito e brilhante. Como está o seu?

Caso você ainda tenha qualquer dúvida e receio em realizar o tratamento, sinta-se à vontade para nos perguntar. E quando estiver decidido em iluminar seu sorriso, ficaremos felizes em proporcionar um clareamento dental para você. Agende uma avaliação:

(19) 3377 7932

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *