Skip to main content

Quanto o dente clareia com o clareamento dental?

Mais um texto sobre clareamento dental no nosso blog. E quero esclarecer um equívoco comum: Quanto o meu dente vai clarear com o clareamento dental?

Essa transição depende de cada paciente. Como a resposta de cada dente varia, eu na verdade não sei o quanto aquele dente, daquele paciente vai clarear.

Há pacientes que respondem muito bem ao tratamento e o dente clareia bastante e tem pacientes que o dente tem um nível de saturação diferente e não responde tão bem.

O clareamento dental é um tratamento que eu gosto muito, eu costumo chamar de tratamento cosmético. Na minha opinião, é um tratamento para dar uma iluminada no sorriso apenas.

Uma das coisas mais importantes para se explicar é que o clareamento é um tratamento muito limitado no quesito transformação. Dificilmente ele gera uma mudança muito brusca.

Se você quer uma transformação bonita, mas sutil, o tratamento é pra você. Mas com a grande maioria dos pacientes acontece exatamente o contrário. Eles querem muita mudança, cores muitos claras. Nesses casos indico as lentes de contato.

Eu tenho pacientes mais velhos, por exemplo, que falam pra mim que não querem fazer o clareamento porque não querem ficar com o dente muito branco e artificial.

Na verdade isso nem acontece com o clareamento. É muito raro um paciente que responde ao tratamento de clareamento de forma tão evidente. Então o clareamento tem o seu papel e a sua indicação.

Eu gosto bastante de usar o clareamento caseiro, que na minha opinião, é o tratamento que é mais eficiente. Ele, em relação ao clareamento de consultório, é mais duradouro e o dente fica menos sensível (ocasiona menos sensibilidade durante o tratamento por causa da dosagem do gel utilizada), então é o meu tipo de clareamento de eleição.

É o que eu sempre indico, apesar de eu também fazer o de consultório, que é recomendado para pessoas que querem iluminar o sorriso para uma ocasião especial e próxima, ou até para os que não tem disciplina de fazer o tratamento em casa. Eu não consigo uma transformação muito profunda com esse tratamento.

Mas como funciona o clareamento? Se você não viu, aqui, nós explicamos sobre isso. Vou retomar de uma forma a explicar também as diferenças na coloração.

O clareamento dental é realizado através de um gel que age no dente para mudar a saturação dele. Ele não vai mudar jamais o croma do dente.

Por exemplo, se o paciente tem o dente amarelado, com o tratamento ele vai ficar com o dente amarelo claro. Ele nunca vai ter o dente branco. O paciente que já tem o dente acinzentado, ele vai ficar com o dente cinza-claro.

Assim, dentro do croma/matiz do dente, o dente vai responder um pouco, ficando mais iluminado, mas ele não vai sair de um dente amarelado, por exemplo, para um branco-opaco.

Muitas vezes isso é algo que frustra os pacientes, portanto eu gosto de explicar tudo desde o começo.

Então esse tratamento é sim, indicado para um paciente que quer uma transformação sutil.

Que quer deixar o dente um pouquinho mais branquinho, dar uma iluminada no sorriso, mas com um limite dentro do natural e do bonito. Ele nunca vai acabar se transformando num dente artificial.

O que vemos na televisão, nessas atrizes famosas e em revistas, são lentes de contato dentais, com aquele dente super branco, opaco, todo alinhado. Muito provavelmente são feitos com lentes de contato dentais.

O clareamento dá uma iluminada, deixa um pouco mais natural e mais bonito, mas ele tem o seu limite.

Então para o paciente que quer algo bacana, mas simples, esse é o tratamento pra ele. Já para o paciente que espera uma transformação brusca, não se frustre, o tratamento de eleição nesse caso não vai ser o clareamento dental.

Eu gosto sempre de conversar com o paciente e ponderar, explicar pra ele, mostrar outros casos que eu tenho os resultados dos dois tratamentos para que isso fique muito claro, e normalmente acertamos a escolha do tratamento, assim eu consigo entregar para o paciente o que ele espera em relação aos clareamentos dentais.

Vamos fazer o seu clareamento dental? Ilumine o seu sorriso. Entre em contato com a Clínica Renata Avighi, em Piracicaba:

19 3377 7932

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *